A expectativa de 32,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a antecipação do 13º salário este ano pode não se concretizar. Segundo informações divulgadas pelo INSS ao jornal Valor, o pagamento do benefício, que no ano anterior foi antecipado para maio e junho, será realizado no segundo semestre de 2024.
O décimo terceiro salário é um benefício anual destinado aos segurados e dependentes da Previdência Social. No último ano, foram transferidos cerca de R$ 62,7 bilhões, beneficiando 32,5 milhões de pessoas. São elegíveis para o recebimento do décimo terceiro aqueles que, durante o ano, receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
A parcela do décimo terceiro do INSS é paga em duas etapas. A primeira delas é efetuada em agosto, e corresponde a até 50% do valor do benefício do mês. A segunda parcela, que completa o valor total do abono anual, é paga em novembro. Ambas são pagas juntamente com o benefício mensal do segurado.
Com isso, os beneficiários do INSS que esperavam a antecipação do décimo terceiro para amortizar dívidas ou auxiliar nas despesas domésticas deverão reorganizar seus planos financeiros.
Este é o momento de estar atento às datas e aos montantes recebidos, para evitar surpresas e manter o equilíbrio nos gastos ao longo do ano. A situação econômica do país exige precaução e planejamento, e é fundamental estar a par das informações oficiais divulgadas pelo INSS.