Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima de um salário mínimo recebem nesta terça-feira (4) a segunda parcela do 13º. Os beneficiários são aqueles com final do Número de Inscrição Social (NIS) 2 e 7. O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas de acordo com o dígito final do NIS.
Os pagamentos do 13º para quem recebe acima do mínimo começaram na segunda-feira (3). Já para quem ganha um salário mínimo, o pagamento 13º começou dia 24 de maio e também vai até dia 7 de junho.
Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem as parcelas antecipadas, antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. O presidente do Conselho Regional de Economia da 2ª Região (Corecon São Paulo), Pedro Afonso Gomes, orienta que aplicar o dinheiro em fundo de investimento pode ser interessante para gerar mais renda. A antecipação do 13º também pode ser usada para quitar possíveis dívidas.
“Se, por acaso, o aposentado ou pensionista tem despesas previstas para os meses de novembro e dezembro e pode poupar essa parte de 13º que vai receber agora, o melhor é fazer a aplicação num fundo de investimento e, ao final de novembro e dezembro, terá o valor agora recebido e mais algum rendimento”, sugere Pedro Afonso Gomes.
Mas para quem tem dívidas atuais, o melhor caminho, segundo o especialista, é pagar os débitos. “É melhor evitar que juros maiores venham a ser cobrados na sua conta nos meses seguintes”, diz.
As datas de pagamento e o extrato com os valores do 13º estão disponíveis no aplicativo Meu INSS. Os segurados também podem consultar o site gov.br/meuinss ou ligar para o telefone 135 – disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h - para conferir a liberação de sua parcela.
Fonte: Brasil 61