A eleição em Lagoa dos Gatos pode passar por uma grande reviravolta. Foi feito um pedido para impugnar as candidaturas da chapa da Coligação PP e Federação PSDB/Cidadania, o que pode resultar em uma eleição com apenas uma chapa concorrendo. O pedido aponta várias irregularidades na convenção da Federação PSDB/Cidadania, realizada em 28 de julho. As principais são:
Prazo não respeitado:O edital da convenção foi publicado fora do prazo exigido no Estatuto da Federação.
Partido suspenso: O Cidadania, que faz parte da chapa, estava "suspenso" pelo TSE na data da convenção.
Presidente irregular: A convenção foi presidida por alguém que havia sido destituído do cargo um dia antes.
Colegiado da Federação irregular: Segundo denúncia a convenção foi conduzida por pessoas não filiadas ao partido Cidadania, o que é ilegal. Além disso, não foi respeitada a cota mínima de 30% de um dos partidos que compõem a Federação.
Se a convenção for anulada, pode levar à cassação das candidaturas de toda a chapa PSDB/Cidadania, incluindo o candidato a vice-prefeito e dez candidatos a vereador. Além disso, Stênio Fernandes, candidato a prefeito pelo Partido Progressista, pode ser afetado. Como o vice dele, Elizeu de Souza Maia, está envolvido na possíveis irregularidades, o candidato do PP também corre o risco de perder seu registro de candidatura por integrar a coligação majoritária.
Se a Justiça Eleitoral aceitar o pedido de impugnação, Lagoa dos Gatos pode acabar com uma eleição de chapa única, alterando completamente o cenário político da cidade. As impugnações serão apreciadas pela Justiça Eleitoral nos processos judiciais nº 0600078-58.2024.6.17.0086 e 0600089-87.2024.6.17.0086